Páginas

terça-feira, 4 de maio de 2010

Feriado nacional

Hoje foi declarado pelo nosso presidente da república que o dia 20 de novembro será feriado nacional: O dia da Consciência Negra. Mas consciência de quê mesmo?! Em seu discurso rápido na Praça da Sé, em Salvador, na última semana, ele ressaltou a importância de existirem negros na universidade. Segundo ele, “nunca na história desse país” houve oportunidade para negro e pobre estudar. Ele também falou do “dignificante” trabalho da polícia, dizendo que os pobres não precisam dela, precisam de educação. Confesso que até me emocionei um pouquinho.

O discurso do governador da Bahia, Jaques Wagner, na mesma ocasião, também foi bonito. Ele expôs dados e números que a população, que realmente é atingida pela violência urbana e pela falta de acessibilidade aos meios básicos de sobrevivência digna, desconhece.

Será que a população que mora nas palafitas tem consciência da importância do dia 20 de novembro? Talvez fique meio difícil manter-se acordado quando não se come há 3 dias, manter aquela consciência desperta…

A praça não estava muito cheia para ouvir o presidente; muitos negros, muitas negras circulavam de um lado para o outro, mas pouco vi dos movimentos negros organizados pelas ruas protestando por alguma coisa. Será que temos a consciência de que o dia 20 de novembro é um dia de protestos e não de comemoração pura e simples?

Não demorou muito para praça encher novamente. Estavam todos à espera do show de Margareth Menezes e cia. Aí sim eu vi empolgação e brilho nos olhos das pessoas. Acho que fazer a população ter consciência do que o 20 de novembro realmente significa vai demorar um pouco. Transformá-lo em feriado nacional, apenas aumentou o nosso calendário festivo.

Nenhum comentário: